Coluna Aparte – Renovando

História da política no Maranhão sempre veio acompanhada das boas relações entre as famílias, muitas pela conjuntura eleitoral, outras pela amizade que o tempo e o respeito construíram como alicerce.

Caminhando juntos, vereador Chico Carvalho (Avante) e Carlos Brandão (PSB) mantém uma longa trajetória iniciada pelos pais que foram amigos fraternos e políticos atuantes mesmo no período de um Maranhão turbulento na conquista do poder.

Carlos Orleans Brandão, pai do atual governador do estado, exerceu a medicina atendendo ao povo sertanejo, muitas vezes de graça, com gosto pela política foi prefeito do município de São Domingos, deputado estadual por duas vezes com forte presença no parlamento, dedicou seus ensinamentos como professor da UFMA e esteve como conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão, chegando a posição de competente presidente.

José Mário de Araújo Carvalho, atuou como um conhecido comerciante e incentivador da cultura popular, eleito por quatro vezes deputado estadual como o mais votado na capital e no Munim, encerrou, precocemente, sua carreira política ainda no mandato de vereador de São Luís por problemas de saúde.

Juntos, deixaram o conhecimento e a conduta como parâmetros para as futuras gerações. Fatos renovados que assistimos até hoje nos caminhos dos filhos no executivo e parlamento. E assim continuam como amigos e aliados da política.

Falta escrever livros sobre esses personagens!

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Imagem dos deputados Carlos Orleans Brandão e José Mário de Araújo Carvalho com ex-presidente Juscelino Kubitschek, no Rio de Janeiro, na década de 60.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *