Coluna Aparte – Já entendeu?

Todos os dias a imprensa tenta adivinhar os próximos fatos da política no Maranhão, nem mesmo os entornos do governador Carlos Brandão (PSB) e do ministro Flávio Dino (STF) conseguem decifrar as estratégias dos dois grupos ocupando os poderes do estado e na esfera federal. Muitos cientistas políticos utilizam dos seus conhecimentos acadêmicos para definir os evidentes comportamentos dos dois líderes com as poderosas canetas e artimanhas, somente permitido aos detentores da faixa e toga, mas falta aos formados nas universidades a leitura da extensão necessária para a coroação do novo dono do chão maranhense.

Sem palavras apaixonantes, o jogo é bruto. Simplificando, não existe lugar para dois, o espaço é uno. Quando acreditam em uma pacificação, ao menos temporária, enviam seus provocadores com ataques virais, evidente que calculado o tempo e a temperatura da febre. Semana passada discutiam o quanto os Leões admitiam abrir a propriedade em São Luís e Imperatriz, eleitorado capaz de definir o equilíbrio na eleição de governo em 2026.

Botaram e sacudiram o vice Felipe Camarão (PT) no tubo de ensaio como coordenador da campanha de Duarte Jr. (PSB), tentaram mostrar a convicção no apoio incondicional ao dindinho Dino, mas bastou tirar o nome reserva da pasta da Educação para entenderem o bem me dado. Rapidamente devolveram o presente, do mesmo jeito, na caixa, embrulhado e com o laço vermelho. Interessante que hoje o Felipe está como governador, calma, provisório.

Problemas apresentam os pré-candidatos Eduardo Braide (PSD) e Josivaldo JP (PSD) estabelecendo um patamar nas pesquisas em que os cansados eleitores preferem manter, tudo por causa das desavenças no playground. Possível a falta da crença na oposição, principalmente quando os aliados ficam disputando o mesmo cercado. Devem acreditar que o único perigo era o Sarney. Olha, foco no cearense Josimar de Maranhãozinho (PL) e no mineiro Aluísio Mendes comendo pelas bordas!

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do genial Nuna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *