Coluna Aparte – Pânico momentâneo?

Presidente Estadual do MDB no Maranhão, Marcus Brandão, vive a sua primeira prova de competência partidária com o apoio explícito da direção nacional ao pré-candidato à prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (PSD).  Ninguém ainda conseguiu apurar como o deputado federal Cleber Verde (MDB) e o filiado Hildo Rocha (MDB) armaram silenciosamente com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, a declaração pública no vídeo gravado em Brasília. E olha que o Braide fez um vídeo informando aos adversários que estava na capital federal buscando recursos, somente não detalhou quais, se financeiro ou eleitoral!!??

Interessante observar a conduta de todos os senhores dos poderes envolvidos nesta trama eleitoral, muitas perguntas fluem nas mentes dos temporários donos das siglas partidárias. Primeiro questionamento está na veracidade do enquadramento do deputado federal Cleber Verde em deixar o MDB caso o Baleia não declarasse o nome do Braide? Seguindo se realmente a estratégia surgiu da cabeça do Hildo Rocha e qual o espaço prometido a dupla no executivo municipal? Resta entender o isolamento do ex-presidente Sarney e da deputada federal Roseana Sarney, ambos ícones históricos do partido. Será uma encenação muito bem orquestrada da mente sarneyzista?

Sendo como for, o jogo precisa do resgate nas eleições passadas quando o MDB nunca conseguiu eleger um prefeito da capital, no voto direto sempre foi um nada. Principalmente com a reduzida militância sobrevivendo do resto dos empregos públicos depois da derrocada do grupo Sarney. Verdade que a jogada incomodou os Leões, mas o Governador Carlos Brandão (PSB) sabe que venderam uma versão estragada ao presidente Baleia (MDB) com tendência a feder na eleição do comando no Congresso Nacional. O PSB vota!

De certo, nenhuma certeza dos bastidores, somente apurando os porões. Um fato precisa ser esclarecido, como Brandão (PSB) ainda não assumiu o Duarte Jr. (PSB) o tiro acertou no pré-candidato ou no padrinho Flávio Dino (STF)?

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do genial Nuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *