Coluna Aparte – Famem, extensão nacional

Conhecida em gestões anteriores como um núcleo político partidário no Maranhão, espaço que permitia o conhecimento de figuras públicas municipais em determinado período quando prefeitos ocupavam cargos na Diretoria Executiva da Famem. Muitos dos gestores não demonstravam o interesse em participar da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), preferiam cuidar dos problemas internos fazendo a ponte direta com o Palácio dos Leões por meio dos deputados estaduais ou amizade pessoal e caminhada eleitoral com o governador da época. No âmbito federal, utilizavam dos deputados e senadores para buscar verbas e programas governamentais. Hoje, os 217 prefeitos estão filiados na Famem!

Nem existia o molde de sucesso da qualificação permanente dos gestores nas suas próprias regiões, pouco era registrado pela imprensa a presença das principais lideranças do executivo estadual e federal, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional na sede da instituição e nos eventos promovidos em grande escala pela atual diretoria. Dinâmico entender que o governador Carlos Brandão (PSB) sempre respirou o municipalismo pela origem de família e escalada ao poder, promovendo a leitura da importância na parceria integral com as prefeitas e prefeitos, contando, ao seu lado, do atual presidente Ivo Rezende (PSB) no planejamento de políticas públicas e obras.

Presentes em todos os anúncios do governo estadual, a dupla Ivo Rezende (PSB) e Miltinho Aragão (PSB) ampliaram as relações de condutas e negociações apresentando as reinvindicações no formato do coletivo, nenhuma ação ou busca de verbas aconteceu no singular. O estilo plural ganhou dimensão nacional na Confederação Nacional dos Municípios quando conseguiram criar a liga entre os prefeitos do Maranhão com o presidente Paulo Ziulkoski, permitindo o protagonismo e respeito pela unidade e linguagem dos representantes maranhenses.

Sem esquecer, que o Palácio do Planalto ficou incomodado por diversas vezes, obrigado a discutir as pautas, fazendo de conta que eles estavam oferendo o cobrado, diferente da realidade de ceder por pressão. Verdade que a Famem ocupou o espaço na CNM, Palácio do Planalto no Conselho Nacional, Congresso Nacional e na opinião coletiva junto aos prefeitos do Brasil. Então, nenhuma surpresa quanto a presença do representante do Maranhão, prefeito Ivo Rezende, como vice-presidente, na Chapa 1 “CMN Independente”. Lembrando que a eleição nacional será no dia 1º de março, sendo, atualmente, uma das eleições mais disputadas no Brasil. Afinal, agora todos os poderosos querem a CNM, depois de pronta é fácil!

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *