Coluna Aparte – Brandão, lucrativa folia

Parece que acabou o maior Carnaval na história do Maranhão. Verdade que nenhum governador ousou na dimensão de Carlos Brandão (PSB) nos quesitos atrações e estrutura, sem esquecer o levantamento de 3 milhões de pessoas brincando nos dois espaços da folia. Sempre teremos opiniões distintas, uns gostam do formato tradicional, da bandinha as marchinhas dos bons tempos, outros querem tudo misturado no quesito musical, da batucada ao samba, do piseiro ao sertanejo. Evidente que o Axé Baiano faz a massa sacudir e suar.

Nem tenta criar o debate, o fervor fica quase no nível da paixão do futebol. Inteligente está em conseguir recursos na iniciativa privada para agradar a todos os gostos, podem reclamar que o dinheiro ficou no desconto do ICMS a pagar pelas empresas. Bobagem, tudo é imposto investido para render o lucro na ampla cadeia comercial do período de Momo, vai para o bolso do micro ao grande empresário e volta ao tesouro público novamente como imposto. Importante que girou e aumentou os rendimentos e a possibilidade de o negócio continuar crescendo no próximo ano.

Doido de quem tentar adivinhar a solução a “La Brandão” para conseguir fazer uma festança dobrada em 2025, perda de tempo perguntar, no calendário de 2024 está pendente as festas religiosas, o imenso São João, a complicada eleição municipal, o Natal das luzes colado ao Ano Novo e, sem respirar, novamente os confetes. Evidente que no próximo ano será o “Carnaval dos Camarotes” na Litorânea e Beira-Mar. Novamente os opinadores de plantão, na categoria chatos da serpentina, vão esbravejar que a Bahia contaminou o Maranhão. Bom desistir de jogar no contra e começar a guardar uma graninha mensal, o preço do acesso ao conforto vai custar, no mínimo, o triplo.

Quem brincou gostou, quem olhou admirou, quem rezou ajudou o divino para não haver a violência. No mais, agora podemos dizer que o ano realmente começou!

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do Zé Maranha pelo genial Nuna.

2 pensou em “Coluna Aparte – Brandão, lucrativa folia

  1. Meu amigo Felipe: 3 milhões? A população de SL já dobrou quando? Ou o IBGE tá errado no último senso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *