Coluna Aparte – Especulações?

Inacreditável a capacidade dos agregados nos poderes em exercerem o papel das mentes imaginárias quando o assunto é o futuro do poder. Nem sempre afirmam, ficam no alguém que falou, disseram que leram em algum lugar, sem lembrar em qual veículo. Pior que somos obrigados a peneirar, questionando, e, muitas vezes, indo nas nossas fontes, gastando cartuchos desnecessários e o precioso tempo.

Nem terminou a eleição, falta a votação de segundo turno em Imperatriz, a capital do Sul do Maranhão, pleito com a função de estabilizar, ou não, a definição do comando estadual após 2026. Todos estão com a ansiedade no último grau do Lexotan público tentando adivinhar quem serão e qual papel podem ocupar na urna de 2026. Certo, por enquanto, a confortável eleição do vereador Paulo Victor (PSB) para a presidência da Câmara de Vereadores de São Luís em 2025, mas todos querendo antever qual o acordo com o prefeito Eduardo Braide (PSD) no apoio rumo ao executivo estadual!!??

Divertido estão as caraminholas nos possíveis nomes da sucessão do governador Carlos Brandão (PSB), neste setor as variáveis chegam aos 360 º graus, tem malucos de todas formas e maneiras fazendo adequações e cálculos mirabolantes, tiram e botam os pré-candidatos dependendo dos gestos dos ocupantes dos Leões. Natural a preferência pelos nomes da moda, mesmo porque nenhum fenômeno aparece no radar.

Pensando um pouco, Felipe Camarão (PT) continua o candidato do Flávio Dino (STF) na dependência do político Brandão permitir a sua subida de patente de vice para titular, na invencionice divulgaram que tinha desistido para aceitar a dura missão como senador. Tudo devidamente negado. Nesta mesma corrente, entrou de gaiato o senador Weverton Rocha (PDT), ô predileto do Lula (PT) para a reeleição, como resignado e obediente, aceitando o papel de deputado federal. Ele nem respondeu!

Para esticar mais os olhos no amanhã, fundamental registrar a presença articulada da deputada e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), que não reclama dos desafios e nem desconversa quando dizem a sua alta cotação para deputada federal, senadora, vice ou governadora. Eles é que estão dizendo!

Para finalizar, precisamos decifrar o anúncio, nos bastidores, do sobrinho Orleans Brandão (MDB) no experimento da aceitação do nome pelos maranhenses, mesmo antes de popularizar a imagem. Coisa para profissional!

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do genial Nuna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *