Coluna Aparte – Famem, sucesso consolidado

Continua nas conversas das rodas políticas e na pauta da imprensa o sucesso do 2° Congresso Estadual Municipalista Maranhense, organizado pela Famem nos dias 07 e 08 de maio, com ampla presença de autoridades, parlamentares, técnicos em diversas áreas, funcionários públicos e moradores dos municípios de todas as regiões do Maranhão. Neste ano, a federação dos prefeitos trouxe uma pegada diferente aos participantes, misturando a receita de ingredientes composto de palestras, capacitações, homenagens, feira de turismo e a alegria nas atrações culturais. Sem esquecer, os bons negócios nos stands da iniciativa privada e a divulgação das ações do governo estadual, federal e da CNM.

Indiscutível que a gestão do presidente Ivo Rezende, do Diretor-Geral Miltinho Aragão, dos membros da diretoria e da arrojada equipe de especialistas municipais da Famem, deixou para o próximo congresso, em 2025, um desafio complicado de alcançar diante da qualidade nos dois últimos anos. Mais do que um encontro dos poderes, a fórmula do evento reflete as características da mudança de comportamento na entidade, superando a tradicional politicagem para implantação de um manual técnico e operacional de qualificação nos 217 municípios e da linear integração dos órgãos de fiscalização no ajuste da aplicação dos recursos em ações pela população.

Nacionalmente, na Confederação Nacional dos Municípios, entre os prefeitos brasileiros, no Congresso Nacional e governo federal, leia-se ministérios e o presidente Lula, todos mantêm a observação nos passos da entidade municipalista do Maranhão. Basta registrar o protagonismo nas campanhas de reinvindicações conquistadas ou em permanente desafio para aprovação, na ocupação da cadeira de vice-presidente na CNM e no Conselho Federativo do Palácio do Planalto. Incansáveis, as prefeitas e prefeitos estão afivelando as malas para fazerem barulho na “Marcha dos Prefeitos” no final deste mês, em Brasília. Melhor negociarem a desoneração da folha de pagamento antes dos gestores chegarem na capital do Brasil!

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Imagem Diniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *