Coluna Aparte – Chico, o amanhã para quem sabe!

Pode existir político parecido como Chico Carvalho, dificilmente com características semelhantes nos quesitos da conduta e capacidade de atualizar ao tempo atual. Sim, é verdade, a sua figura pública está no noticiário faz décadas, sempre no papel da construção do poder na capital e no estado do Maranhão. Muitos o chamam de Mestre, outros de Gigante da Zona Rural, para a maioria o tratamento será simplesmente Seu Chico, assim ele se apresenta em todas as casas em diversas comunidades.

Verdade que todos ainda não conseguiram assimilar a perda nesta eleição, o mais comum fica em perguntarem a razão diante de novamente alcançar tantos votos e o critério que estabeleceu sua saída da Câmara de Vereadores de São Luís. Importante entender que poderia ficar em outro partido para alcançar o coeficiente eleitoral, muitas legendas foram oferecidas com generosas verbas. Mas Chico Carvalho é um homem de grupo, de somente uma palavra, preferindo abdicar do fácil individual visando a eleição dos companheiros de partido.

Muitos fatores essenciais da legenda PSDB foram prometidos, de recursos para cada candidato a estrutura de mobilização nesta eleição municipal, nunca chegaram. Direção nacional dos tucanos entendeu que a prioridade estaria na vitória dos prefeitos, fazendo o peso na eleição presidencial de 2026. Somente esqueceram do papel dos vereadores diariamente alimentando a relação com os moradores nos municípios. Indiscutível a cobrança desta fatura quando precisarem do conhecimento geográfico na busca dos eleitores em suas casas. Este CEP somente os representantes dos bairros conhecem.

Foram oito mandatos exercidos com a firmeza, dignidade, muitas vezes contra os interesses dos detentores do poder majoritário e, principalmente, de empresários que exploram os recursos públicos. Sempre escutávamos que as CPI’s ou Comissões de Apurações jamais chegariam ao final. Menos quando o Carvalho presidia, todas devidamente finalizadas.

Somente sobra o lamento pela falta deste parlamentar no legislativo municipal. Seus projetos sociais de grande alcance podem ficar órfãos, talvez não, Chico sempre soube ensinar nas comunidades os caminhos da continuação com a independência financeira gerida pelas capacitações na busca da renda.

Muitos anos de convivência permitiram o saber das condutas políticas sem as artimanhas que envergonham a política nacional. Poucos conseguiram ser respeitados pela honestidade. Chico Carvalho SIM!
Minha admiração e respeito!
  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do genial Nuna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *