Coluna Aparte – Isso mesmo, ainda lembra em quem votou ontem?

Evidente que você lembra do nome e número do prefeito e vereador registrado com seus dedos na urna neste domingo de eleição. Quero saber é se lembra das últimas eleições, lembrou? Certeza? Agora me diz o que eles fizeram durante os mandatos, você fiscalizou se o gestor municipal cumpriu ao menos as promessas de campanha no seu município? Ficou de olho na fiscalização do seu vereador nas ações da prefeitura?

Caso, no mínimo, tenha feito esse papel de regulador dos comportamentos no executivo e municipal, então, você pertence a um seleto grupo comprometido com a correta aplicação dos recursos públicos e fortalecimento da democracia. Podemos dizer que és inacreditável. Infelizmente a maioria deveria cumprir o seu papel de eleitor após a eleição, com a severidade diária, respondendo a falta de compromisso dos parlamentares e gestores. Sem esquecer de marcar colado o Ministério Público e o judiciário para trabalhar mais, aplicando as punições e manter as mãos leves na cadeia. Fato que não existe no Brasil. Aqui o corruptor e corrupto sempre vencem!

Especialistas dizem que precisamos de Leis mais eficazes e atualizadas, somente não atentam para o fato da maior bancada de negócios escusos está exatamente no Congresso Nacional, sem incluir os parlamentares honestos. Ninguém sabe o que vai acontecer com o nosso país depois desta eleição municipal, se continuamos no nada do mesmo de sempre, fazendo o mesmo de sempre.

Precisamos que os eleitores não sirvam somente para teclar a urna e permitir o poder desmesurado tirando o futuro da nação. Necessário a participação da sociedade civil acompanhando a aplicação do nosso dinheiro, sem isso nada vai mudar!

Nem pensar – Ficou impossível fazer a contagem de municípios com a presença e o apoio da deputada estadual Iracema Vale (PSB) e do deputado federal Rubens Jr. (PT). Realmente o fôlego e resistência física, sem esquecer a capacidade das gargantas com tantos discursos, demonstrou a intenção de exercerem papeis de maior alcance na próxima eleição. Para os que pensam em férias para a dupla atlética eleitoral, vale lembrar que Iracema tem uma nova adequação e votação para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão e Rubens o papel de um dos principais interlocutores do governo federal no Congresso Nacional. Registrando que em janeiro tem nova maratona com a posse dos prefeitos e vereadores apoiados neste pleito municipal. Respira e vai em frente, não tem outro jeito!

APARTEANDO

Quem será o político maranhense que conseguiu eleger mais prefeitos e vereadores nesta eleição e como ficou a nova composição do poder no Maranhão?

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do genial Nuna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *