Besta é tu, besta é tu, já cantou os Novos Baianos no ano de 1972 no se não houver outro mundo, se não viver esse mundo. Genial que as figuras da música faziam a leitura antecipada de um mundo propagado pelas mentiras, desviando para as boas coisas da vida. Agora, nesta chatice de americanizar todas as nossas belas palavras, inventaram um tal de “Fake News” que traduzindo fica na patente da nova mentira.
Quem trabalha na política e no jornalismo do segmento do poder, pior no meu caso que estou uma vida nos dois vícios profissionais, sabe que o inteligente é nunca acreditar na primeira notícia, sempre manter a vacina da desconfiança atualizada, jamais entrar no jogo do adversário sendo um responsável cumpridor das regras estabelecidas somente para aquela eleição e, principalmente, cobrar as provas dos ataques antes de multiplicar o tal escândalo. Amanhã ninguém vai desmentir!
Povo do Maranhão sempre foi pobre pela boa fé em acreditar nas promessas eleitorais, pior que depois ocupam a Deus trocando por promessas religiosas. Meus melhores mestres na arte da convivência com os poderosos foram os que ensinaram como identificar as histórias montadas para atender suas sedes financeiras e as malandragens das manchetes nos jornais impressos, na televisão de antena e no rádio de pilha. Nada diferente da ferramenta Internet que cria, recria e impregna o fato do momento, longe da tecnologia ser a vilã, sempre tem o bicho homem aliado ao capeta.
Verdade que os novos instrumentos de propagação podem estar em qualquer birosca, tem do barato ao de sonho de consumo. Infelizmente a massa quer assistir a molecagem, nenhum noticiário sério, nem podemos culpar as pessoas que acordam para sobreviver na subsistência. Pelo menos nos últimos 50 anos não lembro de quem ocupou os poderes no Maranhão e no Brasil para deixar a mulher, os filhos, netos, em alguns casos a amante desamparada utilizando os recursos públicos. Nem consigo apontar os que sofreram do arrependimento pelos atos cometidos.
Ainda contamos com a fofoca dos vizinhos, daquelas que quando chega na terceira casa da rua quem está sadio já ganha uma doença maligna, por mais que todos escutem o mesmo fato somente conseguem contar do seu jeito diferente, incluindo que quem conta um conto aumenta um ponto. Bom encerrar a conversa, sempre perguntando quem nunca contou uma mentira? Uma mentirinha sem maldade?
APARTEANDO
Regularizando – Todas as expectativas para a condução do maior projeto de regularização fundiária da história pelo governo do estado, poder judiciário com apoio integral da Famem com a meta de retirar o Maranhão da vergonhosa lista nacional de conflitos no campo. Agora é carimbar os títulos de propriedade!
Reforma – Excelente ação promovida, nesta segunda-feira, pela Câmara de Vereadores de São Luís para a população entender a minirreforma eleitoral com a presença do relator, deputado federal Rubens Jr. (PT). No tipo pergunta que respondo!
- Coluna Aparte publicada nesta segunda-feira, na página Política, no jornal O Imparcial.
- Charge do genial Nuna.