Político inteligente não cultiva inimigos, obtém periodicamente adversários, jamais mistura na disputa familiares e amigos, verdade que muitas vezes assistimos relações com mágoas pelo interesse na conquista do poder.
Indiscutível que o governador Carlos Brandão (PSB) surfa na melhor onda do seu mandato no executivo estadual, diariamente lança novos projetos e inaugura obras nos municípios maranhenses, obteve e mantém a harmonia entre os poderes e representações de segmentos da sociedade organizada e empresarial. Escancarou os portões do Palácio dos Leões para os aliados e os prefeitos que fizeram a oposição na campanha de 2022.
Acionou seu ímã de parceiro, atraindo a intimidade do presidente Lula (PT) para a viabilização de programas e verbas sempre lançadas com a presença dos ministros em eventos no Maranhão. Impediu, até agora, os afoitos em criar fissuras irrecuperáveis com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Ambos sabem que precisam estar unidos para dominar o mapa municipal na eleição de 2024.
Constituiu a Famem como seu grande parceiro no processo de interlocutor junto aos 217 municípios, plantou e cultiva o municipalismo na principal bandeira do governo. Sem esquecer dos afagos aos vices e vereadores. Ampliou a extensão do seu abraço nas lideranças sem mandatos.
No momento, espalhou o Maior São João do Mundo, fazendo da festa popular um período de oxigenação antes da largada das campanhas quando agosto chegar. Monitora junto da sua equipe todas as pré-candidaturas, incentiva a todos, estabelecendo para o próximo ano a complicada escolha do candidato preferencial.
Deve analisar as pesquisas internas e externas como uma planilha de comparação antes da próxima coleta de opiniões pelos institutos. Possivelmente nada mais!
- Coluna Aparte publicada nesta segunda-feira, na página Política, no jornal O Imparcial.
- Charge do Nuna.