Coluna Aparte – Manchete! Você escutou ou leu?

Somente para decifrar, você comenta uma matéria ou entrevista pela manchete ou consegue formar uma opinião depois de escutar e da leitura completa do conteúdo?

Semana retrasada o deputado federal e líder do partido União Brasil, na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas, esteve presente na entrevista semanal do Programa Palpite, na Rádio do Imparcial, apresentado pelo colunista político do jornal O Imparcial, Felipe Klamt, fazendo uma ampla e madura fala dos cenários políticos no Maranhão e Brasil. Tudo normal durante o detalhamento do seu papel na construção de propostas participativas do desenvolvimento de uma nação e do estado com o equilíbrio entre os três poderes e segmentos representativos da população e das cadeias produtivas.

Nenhum ruído, somente um jovem parlamentar que alcançou um espaço fundamental na posição de negociador na federação União Progressista (UPB). Locomotiva legislativa vista como a força final de decisão das matérias no Congresso Nacional, contando com os votos de 109 deputados federais e 15 senadores, sem amaras com a ala de esquerda do presidente Lula e dos radicais de extrema-direita do Partido Liberal ligados ao Bolsonaro. Mas bastou um recorte em uma das suas falas como manchete no impresso e online do jornal O Imparcial dizendo que o “Lula é quem precisa do Brandão, não o contrário” para petistas começarem a publicar narrativas apaixonadas em defesa de quem nem foi atacado ou desvalorizado.

Verdade que virou um pandemônio nas redes sociais e grupos de WhatsApp no Maranhão e em Brasília, durante todo o dia da publicação houve ataques ao deputado, nenhum saliente ousou uma virgula contra o jornal O Imparcial. Quando procurado, o matutino de 99 anos indagava sobre o quanto escutaram do início ao final o Programa Palpite ou leram a entrevista na página Política?

Lamentavelmente, mais uma vez constatamos que os contestadores de plantão vivem do imediatismo da opinião mancheteira. Todos afirmaram que não sabem nada da entrevista. Importante registar que o entrevistado, que quase esteve como ministro das Comunicações do Lula (PT), mas agradeceu o convite preferindo atender aos pedidos do partido e da maioria de bancada, elogiou o presidente, deixando claro seus posicionamentos e a disposição de aprovar as propostas do governo de amplo alcance social e econômico nas comissões e no plenário.

Jamais foi deselegante ou desleal nas palavras ao chefe do executivo federal e pré-candidato a presidente, somente defendendo o trabalho do governo estadual. Compreende e respeita a missão de liderança do governador Carlos Brandão (PSB) em ajudar a reeleição presidencial em 2026 com os quase 2% de votos dos eleitores maranhenses. Os mesmos que fizeram o Lula (PT) voltar ao poder da nação.

Afinal, você é da turma da manchete?

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do genial Nuna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *