Coluna Aparte – Imprescindível presença

Muitos podem fazer de conta, outros tentar diminuir, alguns pensam serem maiores, mas nenhum político lúcido, principalmente os pré-candidatos, conseguem desconhecer a importância partidária e institucional de Othelino Neto (PCdoB) na estabilidade da condução do governo estadual e, principalmente, no inteligente exercício de harmonia diante da futura escolha cítrica do candidato por Flávio Dino (PSB).

Sem muita discussão, continua sendo um dos lastros da pré-campanha de Weverton Rocha (PDT) na caravana pelos municípios e ampliação de apoios das lideranças, sempre mantendo o raciocino no papel de chefe do poder legislativo do Maranhão. Jamais criou fatos de instabilidade entre os poderes, ganha diariamente mais blindagens dos parlamentares como negociador de temas fundamentais no executivo e judiciário.

Evidente que o esticar na decisão do governador proporciona a demonstração das artilharias, alguns podem desistir, outros optar pela guerrilha paralela como o deputado Josimar do Maranhãozinho (PL). Existe o padrão silencioso de Edivaldo Holanda (PSD) aguardando as abóboras ficarem encaixadas na carroça ou do Simplício Araújo (Solidariedade) buscando uma vaga na mesa da decisão para 2022.

Ninguém sabe qual a decisão de Roseana Sarney (MDB). Agora, depois de muito mexer a colher na panela, fica na dependência da pesquisa contratada pelo irmão Fernando Sarney. Sem esquecer que Othelino Neto enfrentou o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) por discordar do currículo do seu candidato Duarte Jr. (PSB). Venceu o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, sem cultivar mágoas, deixando o arado para futuras sementes.

Fato é, caso o chefe do executivo consiga realizar o sonho de vice do Lula (PT) sem concorrer ao senado, Othelino Neto, que deve deixar o PCdoB, está devidamente enfileirado na dianteira como o pré-candidato a vaga de senador. Mas sabe que deve continuar prestigiando as suas bases municipais com ações e obras, sabe que o Dino vai precisar dele caso escolha Brandão para manter seu poder estadual.

Resta saber o que Othelino Neto ganha por tudo isso do Flávio, Weverton, Brandão e dos deputados estaduais?

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do Nuna.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *