O Imparcial, são quase 100 anos

Quem cria ou inventa os atos são os atores públicos, imprensa destrincha e filtra os fatos para noticiar. Jamais existiu manchete mais ou menos relevante, surge e desaparece do comentário popular resignado ao interesse, comoção ou nova bomba na boca do povo.

Jornal O Imparcial tem o papel determinante na correta matéria, deixando explícita o quando, o como e o porquê dos acontecimentos no cotidiano. Ao longo de quase 100 anos mudou os estilos, os profissionais, a tecnologia e, principalmente, os interesses de poder brigando com o direito ao direito das comunidades. Todos riscaram de alguma forma o desenho da sociedade que atualmente vivemos.

Sempre vai existir os bastidores revelando o explícito em qualquer movimento das pessoas, o excelente jornalista jamais compactua ou tem a permissão de paixões nas linhas que colam no papel. Meio que perder a opinião pessoal, salvos os comentaristas do mundo alheio com os achismos da tenda dos milagres.

Bom mesmo está no jornalista investigativo, fragrância rara nos dias de hoje. Este negócio de copiar sem consulta da fonte criou uma legião de reprodutores enxertando a mentira a cada segundo, aos milhares, atendendo ao ufanismo na perversa desconstrução contra a imprensa.

Obrigatório identificar o colarinho branco querendo estabelecer o domínio das mentes. Alguém precisa avisar aos segmentos dominantes dos seus prazos finitos na tentativa de dominar as mentes de uma nação.

Inacreditável a visionária maluquice do jornalista Assis Chateaubriand criando uma rede de comunicação na época do país cheio de fronteiras internas. Os Diários Associados existe no túnel do tempo, maior ou menor, sofrendo do interesse de terceiros na sua futura inexistência, fazendo o papel de avalista da democracia.

Mudou a moda, nasceram e morreram muitas figuras, os acessos de interagir estão liberados para novas ideias. Mas, nossa população continua no resguardo da opinião conservadora, talvez o melhor extrato no entendimento da desconfiança dos brasileiros nas autoridades eleitas.     

Fundamental registrar todo o composto de profissionais que participam da evolução do impresso diário, impossível determinar a importância individual, todos sabem do papel em permitir ao leitor do resignado Jornal O Imparcial estar conectado na verdade. Somente a verdade.

  • Coluna Aparte publicada nas segundas-feiras, na página Política, no jornal O Imparcial.
  • Charge do Nuna com desenho do Zezinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *