Fiocruz – Mórbida mentira reproduzida

Mais uma vez, mais um dia, o governo federal continua tentando enganar toda a população para desviar a atenção ao processo de assassinato coletivo com mais de 300 mil mortes pela falta de liderança nacional do presidente Jair Bolsonaro (ainda sem seu partido).

Lamentavelmente, a antes renomada Fundação Oswaldo Cruz, conhecida como Fiocruz, acusou, por meio do desconhecido pesquisador Diego Xavier, o Maranhão como um dos estados que mais atrasa as notificações de óbitos da Covid-19, no ineficiente Sistema Notifica, do ministério da Saúde.

Todos que ocupam cargos nos órgãos do governo federal tem por base no curriculum a submissão aos pensamentos do presidente, pouco interessa a qualificação profissional, devem divulgar as ideologias ou silenciar para manter os empregos. Basta o gesto de lealdade canina.

Nada intrigante a paga imprensa oposicionista ao governador Flávio Dino (PCdoB) reproduzir e dimensionar as falsas notícias, criando o pânico nas fragilizadas e enlutadas famílias maranhenses.

Solicitamos notas de esclarecimentos da secretaria estadual de Saúde e da FAMEM como forma de desmistificar a grosseira mentira.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que os óbitos relacionados às Síndromes Respiratórias Agudas Graves por Covid-19 são notificados no Sistema Notifica Covid-19, desenvolvido pela SES/MA, bem como no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde/DATASUS, que constantemente apresenta instabilidade. Ainda assim, mesmo com a inconsistência no Sivep-Gripe, base de análise do levantamento do Instituto Oswaldo Cruz, os dados do Maranhão são regularmente notificados na plataforma estadual, de modo a garantir a qualificação da informação sem atrasos, tendo suas publicações diárias no Boletim Epidemiológico. Importa, ressaltar, que a notificação dos dados é responsabilidade das unidades de saúde públicas de gestão estadual, municipal e federal; bem como da rede privada e vigilâncias epidemiológicas das 217 cidades maranhenses. Por fim, a SES esclarece que mesmo com a instabilidade informada no Sivep-Gripe, os profissionais realizam a inserção dos dados quando existe possibilidade técnica.

Secom – Governo do Estado do Maranhão.

Todos os entes federativos tiveram que se adaptar às normas específicas da aplicação e registro das vacinas contra covid-19, o que gerou dúvidas e complicações iniciais. As gestões municipais não se furtaram da responsabilidade e têm trabalhado para vacinar toda a população que se encontra nos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização. Desde o início da vacinação, a Famem tem auxiliado os municípios sobre a importância da vacinação e de alimentação do sistema para contabilização das aplicações. Em menos de 20 dias, deixamos de ter apenas 22% dos municípios com aplicação abaixo de 60%, para mais de 90% dos municípios com aplicação acima de 70%, que é a meta estabelecida hoje pela Secretaria Estadual de Saúde. Com a chegada recente de mais doses, o percentual de cobertura vacinal naturalmente diminuiu. Mas estas estão sendo aplicadas e registradas normalmente e em uma velocidade aceitável, até para evitar aglomerações de idosos nos locais de vacinação. 

Coordenação de Comunicação da Famem.

Imagem de Mabiklamt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *